Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Febre Oropouche é tema de Oficina do Ministério da Saúde em Manaus

21 de fevereiro de 2024
Compartilhar

Programação incluiu discussão sobre ações de vigilância, assistência e pesquisa sobre a doença

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Discussão das ações de Vigilância, Assistência e Pesquisa em Febre Oropouche é o tema de oficina promovida pelo Ministério da saúde, com apoio do Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Amazônia), nesta quarta-feira (21/02). A iniciativa contou com a participação da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas.

Com a palestra “Ressurgência da Febre Oropouche no Brasil: Experiência Amazonas”, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, discorreu sobre o cenário epidemiológico da doença no estado, enfatizando o diagnóstico laboratorial para arboviroses realizado pela Fundação.

“A FVS-RCP realiza, desde 2021, o monitoramento por meio de diagnóstico laboratorial para arboviroses, que inclui o resultado de exame para dengue, zika, chikugunya, Febre Oropouche e Febre Mayaro. E, dessa forma, identificamos um cenário epidemiológico diferente do que ocorre em outros estados, com a positividade maior para Febre Oropouche do que dengue”, informou Tatyana.

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Para a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância e Ambiente (SVSA), Alda Maria da Cruz, a expertise da vigilância estadual do Amazonas é importante para compartilhamento coletivo para construção de novos processos de trabalho.

“Amazonas conseguiu identificar, de forma oportuna, que muitos dos casos notificados para dengue era, na verdade, de Febre Oropouche. Então, essa reunião tem essa perspectiva de desenharmos a nossa estratégia de investigação dessa doença para que possamos, em critérios científicos, estabelecer rotinas para o futuro”, reforçou Alda.

A oficina contou com a organização do Ministério da saúde, por meio da SVSA, e da FIOCRUZ Amazônia, além de contar com a participação de técnicos especializados do Instituto Evandro Chagas, da FIOCRUZ Rondônia, da FVS-RCP, Secretaria Municipal de saúde de Manaus e Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Amazonas.

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Casos da doença no Amazonas

Conforme o boletim do cenário de arboviroses no Amazonas mais atualizado, com dados até 15 de fevereiro, foram confirmados, por critério laboratorial, 1.258 casos para Febre Oropouche. Os dados da doença constam no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

No aniversário de 93 anos de Coari, governador Wilson Lima leva Telessaúde ao município e reforça expansão do atendimento especializado no interior

3 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança e investe mais de R$ 2,5 milhões nos setores social e primário em Coari

3 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (03/08)

3 de agosto de 2025
Amazonas

Noite de encontros e ritmos marca segunda apresentação do Green Jazz no Teatro Amazonas

3 de agosto de 2025
Amazonas

Em Codajás, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com mais de R$ 540 mil em investimentos

3 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria avanço da obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água em Codajás

3 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade