Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

MalariaTrat: aplicativo da Prodam é exemplo de tecnologia a serviço da saúde

31 de janeiro de 2024
Compartilhar

App auxilia profissionais de saúde no tratamento da malária

Foto: Gerfesson França/ProdamPrestes a completar oito anos no ar, o aplicativo Malariatrat desenvolvido pela Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), em parceria com Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), chegou à marca de mais de 2 mil downloads e já está acessível em 176 países. 

O app permite que os profissionais da saúde tenham acesso ao protocolo do Ministério da saúde, com todos os dados referentes à forma mais adequada para o tratamento de pacientes diagnosticados com a malária. 

O gerente de sistemas da Prodam, Abel Neto, explica que o Malariatrat foi desenvolvido, inicialmente, em 2016, como uma ferramenta para auxiliar profissionais da área da saúde, como técnicos e microscopistas dos laboratórios da FVS-RCP que atuam em todo o Amazonas. 

Segundo Abel, ao longo do tempo, a eficiência e a simplicidade tornaram o app popular em outros locais que também registram casos de malária.

“Nossos registros marcam 2.390 mil downloads do app, a maior parte no Brasil, mas também temos registros de instalações em países como Colômbia, Costa do Marfim, Guiana Francesa, Moçambique e Etiópia”, afirmou o gerente da Prodam.

O Malariatrat fortalece a ação dos profissionais de saúde ao compreender a escolha do tratamento adequado para a cura da malária. 

“A partir de então, busca-se expandir a divulgação do aplicativo para alcançar todos os profissionais que desempenham diariamente a função crucial de tratar pessoas afetadas por essa doença, contribuindo assim para o controle da malária no Estado do Amazonas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.  

Tecnologia

O aplicativo faz o cálculo da medicação de acordo com o peso e idade do paciente e o tipo de malária diagnosticada. E ainda traz informações sobre Doença de Chagas, Tuberculose e deficiência de G6PD e cuidados na administração da Primaquina (medicação).

De acordo com Abel, depois de realizado o donwload, o app PODE ser utilizado de maneira offline, sem estar conectado à Internet. “É essa possiblidade de utilizá-lo sem Internet que faz dele uma ferramenta útil em locais como interior do Amazonas ou países da América Central”, destacou. 

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas prepara ações para impulsionar o turismo em Parintins através do Prosai

12 de setembro de 2025
Amazonas

Ipaam realiza palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento em escolas de Eirunepé

12 de setembro de 2025
Amazonas

Sedurb e UGPE apresentam as ações nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade, na Feira de Negócios e Inovação da Afeam

12 de setembro de 2025
Amazonas

Empreendedores do Amazonas destacam oportunidades de desenvolvimento durante 2ª Feira de Negócios e Inovação

12 de setembro de 2025
Amazonas

Em Novo Airão, governador Wilson Lima vistoria obras da AM-352 e destaca investimentos de R$ 257 milhões para infraestrutura do município

12 de setembro de 2025
Amazonas

Cosama faz diagnóstico técnico para projetar melhorias no sistema de abastecimento de água de Autazes

12 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade